É comum estudantes preferirem as avaliações de múltipla escolha, por temerem o momento de responder questões abertas. No entanto, desenvolver bons argumentos pode não ser tão difícil como costumam imaginar. Quer dicas para se dar bem nos testes dissertativos? Veja na matéria do Nube e tenha as informações na ponta da língua!

1) Leia com atenção cada questionamento e direcione a resposta de fato para a real pergunta. "Se a indagação é qual é o nome, a resposta deve ser o questionado. Não adianta escrever mais ou escrever algo diferente", diz a coordenadora pedagógica, Vera Lúcia.

2) Seja objetivo e conciso. "Não adianta nada ficar enchendo linguiça, mas também não se deve dar respostas muito secas. O ponto é achar um meio termo, demonstrando conhecimento sobre o tema de maneira prática mesmo", afirma Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibulares.

3) Utilize apenas o espaço destinado para cada resposta. "Nada de desenhar flechinha com vide verso ou continua ou qualquer coisa do gênero. O espaço é suficiente e nenhum corretor vai ficar fazendo malabarismos para encontrar a resposta completa", reitera Vera Lúcia.

4) Capriche na letra e nos números. Pode ser bastão ou cursiva, "feia ou bonita", é importante ser facilmente compreendida. "Ninguém vai ficar decifrando nada. Não adianta inventar também, querer usar um tipo de letra com o qual não se está acostumado bem no dia da prova", lembra Edmilson Motta, coordenador de cursinho.

5) Não fique preso a uma questão, se você não sabe a resoista. A média de tempo para cada uma não deve ultrapassar 10 minutos. "Não conseguiu resolver, passe para outra. Muitas vezes o aluno deixa de resolver as mais fáceis porque não teve tempo nem de vê-las na prova", comenta Motta.

6) Evite fazer rascunho. "É correr risco demais. Nesta etapa, as provas são trabalhosas demais. A da Unicamp, por exemplo, é longa, sempre traz mais de um item por pergunta. A melhor solução é treinar bastante em casa e tentar resolver como se estivesse fazendo mesmo um vestibular. Isso evita imprevistos e riscos", analisa Vera Lúcia.

7) Invista no estudo de matérias as quais você não gosta. "Não é a preferência dos alunos. Mas, na maioria das vezes, essas disciplinas acabam sendo decisivas nos vestibulares, pois as provas de hoje são cada vez menos específicas. As de exatas para quem presta humanas, por exemplo, podem ser o grande diferencial na concorrência", explica Motta.

8) Continue sempre se exercitando. Porém, estude para aprender e não apenas com o objetivo de passar. "Resolva provas anteriores, faça redações, tire dúvidas, utilize professores, plantonistas. Faça bom uso desses recursos, pois assim dará tempo de alcançar o sucesso", recomenda Vera Lúcia.

Gostou das dicas? Por fim, busque informações nos sites das universidades. Sempre há dicas, questões de vestibulares anteriores e outras curiosidades. O da Unicamp tem até uma seção de resoluções esperadas pela banca. Dá para se ter uma ideia da expectativa dos corretores.

Em provas dissertativas, nenhuma resposta é dada como opção e a única alternativa é confiar no próprio aprendizado, estudo e dedicação.

Boa sorte nos testes e conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe