Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
matematica-em-baixa

Matemática em baixa 

Notícia | 11/03/2013

Apenas 10,3% dos jovens brasileiros têm aprendizado adequado em matemática ao final do ensino médio, segundo aponta o relatório De Olho nas Metas divulgado, feito pelo movimento Todos pela Educação. Os dados foram atualizados com base nos resultados da Prova Brasil/Saeb 2011. Como reverter o quadro? Leia na matéria do Nube.

A deficiência nas exatas já foi constatada em 2009, quando o índice de proficiência entre os alunos do último ano foi de 11%. A meta parcial estabelecida pelo movimento para 2011 era de 20%. Com a nova atualização, o cenário em matemática revela uma crise. Nenhuma unidade da federação atingiu o objetivo de 2011. O desempenho mais próximo do ideal foi do Amazonas, distante 3,5 pontos percentuais da meta. O destaque negativo fica por conta do Distrito Federal, 18,1 pontos percentuais abaixo da meta.

Para Katia Stocco Smole, mestre e doutora em educação na área de ciências e matemática, nada justifica esse fato. "O mais grave ainda é ficarmos apenas na denúncia e não mobilizarmos ninguém”.

Segundo ela, em todo o mundo os índices de proficiência entre os alunos são maiores em português se comparado a uma ciência exata. "A diferença é: o contato com a língua portuguesa é muito maior, em relação ao exercício da matemática. Não ouvimos falar de álgebra na televisão. Apesar da importância da matemática, o tempo de vivência com a língua portuguesa é muito maior".

Para Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação, é como se as exatas não tivessem na agenda pública. "Mal dá para ter respostas do governo sobre os baixos indicadores. Faltam projetos estruturantes como um currículo nacional e uma política de formação de professores." De acordo com Priscila, o próximo passo é procurar os municípios com bons desempenhos para "tentar ter alguma pista" a ser copiada no restante do país. Nos anos finais do ensino fundamental (9º ano) os indicadores melhoraram em relação a 2009, mas não o suficiente para o cumprimento das metas.

Em língua portuguesa, 27% dos alunos alcançaram desempenho adequado, para uma meta parcial de 32%, estabelecida pelo movimento Todos Pela Educação para 2011. E, em matemática, 16,9% para uma meta de 25,4%. As marcas anteriores eram 26,2% para língua portuguesa e 14,7% para matemática.

Ajude a mudar essa realidade! Cobre das autoridades uma dedicação exemplar, com investimentos relevantes na educação, e lembre-se de votar conscientemente, colocando no poder quem de fato defenderá os interesses da população.

Aproveite e reveja um bom livro de matemática!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe