Essas são duas das principais funções de gestores em qualquer empresa: manter seus funcionários motivados e comprometidos! Mas qual a diferença entre esses adjetivos, se é que existe alguma? Saiba mais nesta matéria do Nube!

Para Fátima Rossetto, diretora da área de Talent Development da LHH.DBM, o colaborador motivado enxerga a curto prazo, enquanto o comprometido é o contrário. "Ele está sempre focado em antecipar-se, ou seja, está constantemente buscando soluções em termos de gestão de sucessão com foco corporativo".

A especialista explica haver uma grande diferença entre os dois termos. "A liderança comprometida olha estrategicamente para a empresa e promove ações de forma a atender o sistema e não apenas a sua área, o seu time ou o seu próprio interesse. Com o outro, isso não acontece. É momentâneo", explicou.

Em nosso Facebook, alguns internautas sugeriram outras diferenças. Para @Wesley Lima Coral Usp, "no comprometido, não há nenhuma alteração no rendimento, pois ele tem um objetivo. O motivado é movido por algo e às vezes essa energia pode simplesmente acabar". @Mônica Ferraz adiciona. "Ao meu ver, um colaborador motivado produz por prazer; o comprometido faz suas funções por obrigação". Para @Debora Zamora, um "colaborador motivado produz muito mais quando comparado a um comprometido".

De acordo com Fátima, o primeiro passo para ser comprometido não é a motivação, e sim o autoconhecimento. "Um programa de desenvolvimento, por exemplo, faz o indivíduo compreender seu propósito. O dia a dia precisa estar voltado para fazer as pessoas da organização abraçarem os desafios como seus. Nesse caso, ele será visto como uma oportunidade de crescimento profissional."

Autoconhecimento, motivação e comprometimento. Essas são algumas das chaves para o seu sucesso! Boa sorte e conte sempre com o Nube para seu sucesso profissional!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe