Além de necessitar de algumas habilidades, como capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade e formas de pensar sistematicamente, quem quiser seguir a carreira deve gostar de laboratório e ter espírito investigativo.
Originária da Química, essa ciência é considerada interdisciplinar por envolver não só suas áreas básicas, como também da Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Sanitária. O profissional estuda as mudanças ocorridas no meio ambiente, sejam elas naturais ou causadas pelo homem. Em alguns casos, podem trazer sérios danos à humanidade.
Entre as funções desempenhadas estão a organização e a gestão de medidas de proteção ambiental, controle e trabalho na prevenção e conservação do ambiente e do estabelecimento de medidas corretivas necessárias, somadas à orientação para o cumprimento da legislação.
Cabe ao profissional zelar pelo controle das emissões atmosféricas e cumprimento das normas de segurança e de higiene química industrial. O curso possui duração de quatro anos, oferecido em instituições como a Universidade de São Paulo – USP e a Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho”, campus São José do Rio Preto.
Indústrias químicas, de alimentos, sucos, cosméticos e até mesmo metalúrgicas requisitam especialistas no setor, de modo a melhorar os processos de tratamento de resíduos. O Nube separou para você algumas opções de onde trabalhar depois de formado:
- Controle de resíduos sólidos e líquidos: Elaboração e coordenação do tratamento em indústrias;
- Controle do ar: Pesquisa das condições do ar, elaboração de medidas preventivas e coordenação, por meio de equipamentos, da qualidade do ar.
- Gestão: Identificação dos agentes contaminadores da atmosfera, gerenciando, realizando tratamentos e monitorações, somados a aplicação de normas ambientais e modos de atuação caso haja acidentes ambientais.
- Normas de segurança: Coleta de amostras de contaminadores e análise do material, criando medidas preventivas e planos de higiene industrial.
Mônica Sanção Ferreira, de 19 anos, é cadastrada no Nube e está cursando o 2º ano do curso na Unesp. “Recebi um edital da faculdade sobre essa graduação. Achei muito interessante, estou adorando a grade de ensino”. Para ela, por conta da grande preocupação com a natureza, vão surgindo oportunidades no mercado. “Indico para quem ainda não decidiu o futuro profissional. Mesmo de início, aprovo. Precisamos sempre nos atualizar e ficar em dia com o conteúdo”, revela Mônica, apaixonada pela escolha.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.