Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
leitura-e-escrita-imprescindiveis

Leitura e escrita: imprescindíveis 

Notícia | 14/07/2011

Em muitas matérias do Nube News, ou em entrevistas de nossos gestores, apontamos a importância do idioma para o sucesso na carreira. Você sabe dizer o porquê dessa insistência? Acredite, em multinacionais, por exemplo, há milhares de trabalhadores declararam recentemente, não saberem sequer ler. Saiba mais sobre esse cenário negativo da educação nacional.

A refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, em Pernambuco, evidencia um dos maiores impactos da formação escolar de baixa qualidade no país. Em um levantamento interno, com os 17,5 mil funcionários, percebeu-se a importância de oferecer qualificação técnica para dez mil trabalhadores. Desses, 17% eram analfabetos funcionais e cerca de 40% não tinham ensino fundamental completo. "Um trabalhador com baixa escolaridade não consegue ler as orientações de segurança", admite o coordenador de Relações Institucionais Organização, Antonio Aparecido Carrara.

O fato alarmante de Pernambuco não se restringe aos colaboradores envolvidos no campo da construção. No estado, 2000, das 8000 vagas do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo) não foram preenchidas por baixo rendimento dos candidatos na avaliação. A parcela reprovada não alcançou a nota mínima, 2,0.

No ano passado, o Brasil investiu apenas 4,6% do PIB em educação. A Unicef recomenda, no mínimo, 8%. O resultado dessa deficiência já é sentido em pesquisas. Segundo o IBGE, por exemplo, temos 14,2 milhões de analfabetos entre a população acima de 15 anos de idade e 32,1 milhões de analfabetos funcionais. Na mesma linha, 75% dos brasileiros possuem dificuldades na compreensão e interpretação de diferentes textos.

Achou os dados preocupantes? Para o gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira, nas férias o estudante tem mais tempo livre para aperfeiçoar o idioma primário. “Desenvolver a linguagem é fundamental em todas as etapas da vida. O teste ortográfico do site do Nube, por exemplo, avalia o entendimento da língua portuguesa e pode abrir portas, garantindo o sucesso dos jovens em processos seletivos”, garante Oliveira. Ainda sobre o tema, o gerente afirma: “Cursos, palestras e eventos voltados para a língua portuguesa são de extremo valor. Conhecer novas palavras e qualificar a ‘cultura da fala’ nunca é demais”.

Lembre-se: o Nube se encontra sempre á disposição para orientá-lo com dicas construtivas ligadas a mercado de trabalho.

Boa sorte e conte conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e também no Facebook.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe