Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fim-do-misterio-tire-suas-duvidas-sobre-estagio

Fim do mistério: tire suas dúvidas sobre estágio 

Notícia | 27/06/2011

Nem sempre compreender as atividades do poder legislativo é uma tarefa fácil para todos. Quando o assunto é mercado de trabalho, por exemplo, você tem na ponta da língua os principais tópicos da Lei 11.788/2008 – a Lei de Estágio? O Nube preparou um guia simplificado, no intuito de orientar os jovens sobre seus direitos e deveres. Saiba mais e transmita o conhecimento adquirido para amigos e familiares.

Quem pode ser estagiário?

Estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação e de jovens e adultos (art. º da Lei nº 11.788/2008).

O recesso remunerado pode ser dividido?

Sim. O período de recesso é obrigatório, mas os dias podem ser combinados, sendo necessário documentar cada período.

O recesso pode ser antecipado?

Sim. O recesso pode ser antecipado de acordo com a necessidade da empresa, ou proporcional aos dias trabalhados, em comum acordo das partes envolvidas.

A empresa pode descontar as faltas do estagiário de seu recesso?

Não. Há somente a possibilidade de descontar as horas não trabalhadas da bolsa-auxílio, pois a mesma pode ser concedida por mês ou por hora.

E se acabar o estágio antes de completar 12 meses?


É preciso conceder o recesso proporcional aos meses de atividade nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano.

A empresa pode montar um banco de horas?

Não. O Nube aconselha tanto para as empresas, quanto para os estudantes, a não montar banco de horas para não caracterizar vínculo empregatício.

Qual porcentagem deve ser concedida para o auxílio-transporte?

A lei não estabelece limites, porém, orientamos pagar como auxílio-transporte pelo menos 50% do valor total. O ideal é oferecer de 80% a 100%.

O auxílio-transporte pode ser descontado da bolsa-auxílio?

Não. Estágio não é CLT, portanto, não deve ser descontado como o vale-transporte.

O estagiário pode realizar atividades por 8 horas em dias livres de atividades acadêmicas?

De acordo com o Art. 10º, § 1º, somente para os cursos com teoria e prática alternadas, como Fisioterapia, Odontologia, Medicina, entre outros.

Aprendeu um pouco mais sobre essa importante Lei? Conte com o Nube para quaisquer outras dúvidas. Para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho, assista à matéria da TV Nube, “Como conseguir uma vaga de estágio”.

Boa sorte e sucesso em sua carreira!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe