Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
gerundismo-exclua-esse-mal

Gerundismo: Exclua esse mal!  

Notícia | 15/06/2011

Você já ouviu alguém dizer “eu vou estar encaminhando”, achou bonito e quis repetir? Cuidado! Sempre foi moda usar e abusar do gerundismo entre os atendentes e telefonistas, surgindo em desacordo à norma culta da língua portuguesa. O Nube explica os motivos pelos quais você não deve utilizá-lo no dia-a-dia.

Historicamente, cogita-se o aparecimento dessa verborragia nas traduções de manuais americanos, principalmente os manuais dos operadores de telemarketing, uma profissão bem atual. No entanto, é considerado por muitos um vício de linguagem.

O uso de uma locução verbal, ou seja, verbo auxiliar + verbo no gerúndio, é caracterizado como uma forma “enfeitada” de dizer algo que poderia ser dito com simplicidade. Quer exemplos?

O senhor pode estar aguardando na linha…
Melhor: O senhor pode aguardar na linha.

Vou estar reservando…
Melhor: Reservarei… ou vou reservar…

Vou estar transferindo…
Melhor: Vou transferir…

A senhora pode estar anotando o número…
Melhor: A senhora pode anotar o número...

Para Luciana Diciaula, do setor de recrutamento e seleção do Nube, “tal ato é muito comum durante o processo seletivo, podendo acontecer até por conta da ansiedade do candidato. Contudo, o facilitador está preparado para reconhecer se o uso é devido ao nervosismo ou se é de fato um vício de linguagem”.

Quanto ao frequente uso, Luciana revela poder comprometer um candidato durante o processo: “caso a empresa contratante seja mais formal, o estudante pode transmitir falta de objetividade, além de ser cansativo para o ouvinte”.

Lembre-se: o chamado “gerundismo” é um erro sim. E, por isso, deve ser evitado e combatido.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e agora também no Facebook.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete