Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quer-ser-biomedico

Quer ser biomédico? 

Notícia | 29/11/2010

Se você tem vocação para pesquisador, mas também gosta da área de saúde, uma opção é o curso de Biomedicina. O Nube agora explica um pouco mais sobre essa profissão. Assim, você descobre se ela é a ideal para você.

O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de doenças e procura medicamentos e vacinas. Também faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos.

Embora a maioria trabalhe em laboratórios, o mercado tem se expandido. Entre as novas habilitações incluem-se, por exemplo, acupuntura e saúde pública. Nessa última, atua com equipes multiprofissionais em comunidades carentes ou instituições de terceiro setor para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população.

Outra área em crescimento é a de análise forense, na função de perito criminal, lidando com alta tecnologia e novas técnicas de exame de tecidos. Nas capitais e nas grandes cidades, surgem vagas para clínicas de reprodução assistida. Elas pedem especialistas em biologia molecular e genética, bioquímica, farmacologia, microbiologia e também em análise do material colhido em bancos de sangue.

A procura é grande por profissionais para a análise da qualidade dos alimentos, onde há concentração de indústrias alimentícias. Cresce ainda a especialização para prevenção do câncer. A área de análises ambientais precisa do profissional para os controles físicoquímico e microbiológico, feitos durante o processo industrial de empresas públicas e privadas.

Outra porta de entrada são os institutos de pesquisa. Muitos recém-formados conseguem trabalho no exterior. Segundo o Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo, o salário inicial é de R$ 1.536,83.

“Como a área é bem ampla, é importante conhecer bem cada uma e depois decidir por qual seguir”, indica Vanessa Ramos, analista de recursos humanos do Nube BH. Outra dica é estar sempre atualizado, pois as inovações tecnológicas são muitas.

A duração média do curso é de quatro anos. As aulas incluem fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês - essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos.

Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, no qual o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. No último ano, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografia. Algumas instituições oferecem Biomedicina sob o nome Ciências Biológicas.

Mariana Padovani, pós-graduanda em Análises Laboratoriais, defende o estágio como forma de entrar no mercado e aprender mais. “As disciplinas são bem práticas, mas o dia-a-dia da profissão você só conhece no estágio”, explica.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete