Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como agir nessa parte do processo seletivo. Devo falar bastante? Qual roupa usar? Como os facilitadores me avaliam? Para descobrir quais eram as perguntas mais freqüentes, o Nube fez uma com a seguinte questão: Qual seu maior receio em uma dinâmica de grupo?

Veja agora o resultado e as dicas da coordenadora de seleção do Nube, Natalia Caroline:

Como estou sendo avaliado – 41,29%

Geralmente você sai do processo seletivo pensando: será que fui bem? Mas nunca sabe se demonstrou exatamente as competências procuradas. Bom, as empresas costumam avaliar os candidatos de diversas formas: perfil comportamental, vestimenta, postura, vocabulário e comunicação.

Todos esses pontos são importantes, além dos conhecimentos necessários para a vaga pretendida. A dica é tentar não se preocupar tanto com a forma de avaliação, mas em como você pode mostrar suas qualidades com sinceridade e respeito aos outros.

Como apresentar minhas qualificações – 19,35%

No momento da exposição, fale das suas características positivas sem ser arrogante. Se você tiver experiências anteriores, apresente suas conquistas profissionais como consequência de sua determinação. Caso não tenha trabalhado ou feito estágio, fale sobre seus trabalhos voluntários, participação em empresa junior, esportes coletivos e o aprendizado para a sua vida.

Como agir nas atividades em grupo – 17,20%

Participe ativamente e não fique só observando. Porém, é bom ter atenção para colocar sua opinião de forma cordial. No momento das decisões, seja ativo e faça parte delas. É importante mostrar que você sabe trabalhar com mais pessoas e respeitar as ideias dos demais.

Foque no resultado das atividades sem conversar sobre assuntos não relacionados com o exercício. Isso demonstra desinteresse e falta de concentração. Deixe para conhecer melhor seus concorrentes nos intervalos ou ao final da dinâmica.

O quanto eu devo falar em relação aos outros candidatos – 16,63%

Não domina o assunto em questão? Então procure dizer apenas o necessário. É mais importante o conteúdo e não a quantidade. Para se preparar, é recomendado estar por dentro das últimas notícias e dos temas da atualidade. O ideal é não falar demais nem de menos. Evite ser muito prolixo ou objetivo, isso dificulta a comunicação e sua imagem.

A roupa que devo usar – 5,53%

Quando receber a ligação ou o e-mail chamando para o processo seletivo, verifique se possui algum traje já estipulado. Caso não tenha, utilize social com cores neutras e combinações no estilo clássico (preto, marrom, bege, branco e cinza). Evite decotes, roupas justas ou muito largas, barriga de fora ou calças de cintura baixa.

E então? Ficou mais fácil agora se preparar e saber como agir nas dinâmicas?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe