Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
psicologo-o-estudo-da-mente-humana

Psicólogo: o estudo da mente humana 

Notícia | 31/05/2010

Como é ser um psicólogo? Ao fazer essa pergunta para um profissional da área fomos surpreendidos com a seguinte resposta: “É uma imensa responsabilidade, eu diria uma missão, mas não troco minha carreira por nada”. Se você tem vontade de seguir esse ramo, tem facilidade de se comunicar, equilíbrio emocional e interesse pelos sentimentos humanos, seja bem-vindo e conheça com o Nube News o mundo da Psicologia.

Já dizia o velho ditado “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”. Mas errado está quem pensa nos psicólogos apenas como reconciliadores ou ouvintes. De forma resumida, a sua ação técnica organiza-se em três grandes eixos: a prevenção, a promoção e a remediação. “Essas etapas fazem parte de um processo. Podemos resumi-las como o antes, o durante e o depois de um problema pessoal, por exemplo”, afirma a psicóloga Daniele Gomes.

A atuação do psicólogo é bem variada. Abrange desde o atendimento em hospitais, clínicas especializadas, até mesmo as empresas, onde o foco é avaliar o comportamento de candidatos nos processos seletivos, treinar os colaboradores e atuar em gestão de pessoas. “Acredito na importância da psicologia em todas as áreas da vida, não apenas o comportamento, mas a subjetividade humana”, afirma a gerente de treinamento do Nube, Carmen Alonso. Recentemente a psicologia esportiva entrou em ação e, os clubes de futebol, por exemplo, têm investido bastante nos atletas.

E quando o assunto é a remuneração? De acordo com a Pesquisa de Bolsa-auxílio realizada pelo Nube em abril de 2010, a área de psicologia está entre os 30 mais bem remunerados, com uma média de R$ 717,73. Depois de formado, o profissional terá um piso de honorários e os valores variam de acordo com cada atividade a ser realizada, no entanto, o salário médio é de R$ 2.431,00.

Se depois dessas informações você ficou animado e vai dar o passo de ingressar nessa graduação, veja as informações sobre o curso. O bacharel é de cinco anos e indicado para pessoas com sensibilidade e curiosidade aguçadas. Lembre-se: será necessário, escrever muito e ler livros de diversos assuntos. No Brasil existem 416 instituições de ensino lecionando Psicologia, informe-se no http://emec.mec.gov.br/

Curiosidades

- O termo “psicologia” surgiu no século XVI, quando a pesquisa e a busca pelo autoconhecimento fizeram a separação dessa ciência em relação à medicina e a biologia;

- Sigmund Freud é considerado, até hoje, o pai da psicanálise;

- Os estudos de John Locke, Ernest Hilgard e David Hume foram muito importantes para a história da psicologia no século XVII. Alguns foram baseados no trabalho de Aristóteles.

Gostou das informações? Quer saber mais? Coloque em prática seu lado pesquisador (fundamental para ser um bom profissional). Saiba mais sobre a área de Psicologia em um desses sites:

Conselho Regional de Psicologia em São Paulo - www.crpsp.org.br
Psicologia Online - www.pol.org.br

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete