Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
carta-de-apresentacao-e-essencial

Carta de apresentação é essencial  

Notícia | 30/07/2009

Chegam dois e-mails para o selecionador: um com carta de apresentação e currículo e outro apenas com o currículo. Com certeza, a primeira mensagem vai atrair mais a atenção. Sabe por que? Pelo cuidado que o candidato teve em escrever uma mensagem. Quando bem elaborada, pode ser o diferencial de um pretendente a uma vaga de estágio ou emprego.

"A carta de apresentação é a grande facilitadora em processos seletivos com muitos candidatos", explica Evelyn Lemos, gerente de Recrutamento e Seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). Justamente por ela caracterizar a primeira etapa de triagem, evitando que o selecionador leia um currículo fora do perfil da oportunidade solicitada.

Por isso, a carta de apresentação deve reunir os pontos mais fortes da carreira e ser bem clara e objetiva, caso contrário, perde o sentido. No conteúdo, é imprescindível colocar o nome do destinatário. Porém, se não se sabe quem vai ler a carta, basta substituir por "prezado (a) senhor (a)". O interesse pela vaga e a principal experiência que o candidato irá agregar à empresa também são válidos.

Ao final, é importante se colocar à disposição para uma entrevista e informações adicionais. A carta deve ser finalizada com cumprimentos como "atenciosamente" ou "cordialmente" e a assinatura.

Para Evelyn, "a carta de apresentação é a grande oportunidade de se fazer marketing pessoal sem demonstrar arrogância". E ela dá mais uma dica: "Se o currículo for entregue pessoalmente, aproveite a oportunidade para fazer sua propaganda".

Quando o currículo for enviado por e-mail, a carta deve ser escrita no corpo da mensagem. Por conta do risco de vírus, alguns provedores bloqueiam e-mails com anexos. Então, em vez de anexar o currículo, coloque-o logo abaixo da carta de apresentação. Se o envio for via correio, encaminhe para a área de Recursos Humanos, nunca para o setor onde deseja atuar.

Caso queira concorrer a uma vaga após a verificação de um anúncio, vale especificar onde foi visto e a data. Lembre-se: o selecionador recebe centenas de currículos diariamente. Você deve facilitar seu trabalho. Com um diferencial, certamente suas chances de se destacar aumentarão.

Você sabe como fazer uma carta de apresentação? Veja o modelo que o Nube preparou:



Aproveite as dicas do NubeNews para atualizar o seu currículo e conquistar uma boa oportunidade de estágio! Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete