Enfrentar uma entrevista ou dinâmica não é um bicho de sete cabeças como pode parecer. No entanto, para muitos estudantes, esse momento é tão temido a ponto de atrapalhar o seu rendimento na conquista de um estágio. O Nube separou algumas informações para você passar com tranquilidade por essa fase.

Como em todo processo de avaliação, é comum o candidato ficar tenso e, por isso, ter seu rendimento afetado. “Ter calma é uma ótima saída para obter resultados positivos e mostrar aquilo que você realmente é. Mantenha a postura e demonstre segurança na fala”, afirma a gerente de recrutamento e seleção do Nube, Evelyn Lemos.
Seguem algumas dicas para os estudantes conseguirem bons resultados em dinâmicas de grupo. Confira!

    * Trabalho em equipe – Muitas pessoas preferem desempenhar suas atividades diárias sozinhas. Esse costume pode ser prejudicial, pois as empresas procuram profissionais que saibam interagir e questionar. Essa característica é avaliada no processo seletivo e durante o dia-a-dia empresarial.

    * Conhecimentos – Embora seja analisado mais nas entrevistas, esse diferencial é de grande valia para se destacar entre a concorrência. Mantenha-se informado sobre assuntos gerais e temas relacionados à vaga concorrida. Apresente esses conhecimentos no decorrer do processo seletivo e cuidado para não parecer arrogante.

    * Apresentação pessoal – A primeira impressão é a que fica, por isso, é importante saber se apresentar independente da situação. Prefira roupas discretas, confortáveis e de cores neutras. Não exagere na maquiagem, no perfume e lembre-se de conservar sua higiene, unhas e barbas bem feitas fazem toda a diferença.

    * Criatividade – Aproveite o momento da dinâmica para expressar suas idéias inovadoras, mas cuidado para não exagerar. A criatividade é uma aliada na conquista de uma vaga, mas pode também transmitir uma impressão errada sobre seu perfil. Saiba usar essa qualidade e, com certeza, você terá um grande diferencial.

    * Iniciativa – Candidatos inibidos ou que deixam para falar por último podem passar ao selecionador uma impressão de cautela excessiva e insegurança. Use a iniciativa para vencer a timidez, assim você deixará de lado características negativas como vergonha, medo e palavras monossilábicas. Nossa recomendação é: procure agir normalmente e não contrarie a sua natureza.

      O corpo fala e 55% da mensagem na comunicação é transmitida pela linguagem corporal. Evite alguns erros mais comuns como fazer comentários negativos sobre o antigo estágio, manter conversas paralelas ou entrar mudo e sair calado. Falar com moderação é uma qualidade, afinal, os outros concorrentes também precisam ser ouvidos. Além disso, tome cuidado com a ansiedade, deixar transparecer o medo pode atrapalhar o seu desempenho durante a dinâmica.

Além de todas essas informações para turbinar sua a carreira, invista também no networking: fazer amizades com pessoas de interesses profissionais próximos aos seus pode ser um grande passo para o sucesso.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Agora é com você. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe