Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-sabe-usar-o-porque

Você sabe usar o "porquê"? 

Notícia | 17/04/2009

A língua portuguesa é um idioma cheio de detalhes e formas. Para quem está passando por processos seletivos, é importante não apenas saber as novas regras do acordo ortográfico, mas todas as “pegadinhas”. Uma das palavras que causa dúvidas é o porquê.

Existem quatro formas de escrever a palavra dos curiosos e cada uma delas tem um uso diferente. O Nube vai tirar suas dúvidas e explicar o uso de todas para melhorar a sua comunicação:

Por que – existem dois usos para essa forma.
a) Em perguntas como “Por que você se cadastrou no Nube?”;
b) Quando as palavras razão e motivo estiverem expressas ou subentendidas. Ex: “Não sei por que razão ele faltou na entrevista” ou “O Nube explicou por que fui chamado para a próxima fase”.

Por quê – tem os mesmos sentidos explicados acima, porem é sempre utilizado no final da frase. Ex: “Cadastrou-se no Nube por quê?” e “Faltou na entrevista não sei por quê” .

Porque – equivale a pois, uma vez que, pelo motivo de que. “Ligo para o Nube porque sempre tem vagas”. Essa forma também aparece nas orações em que se pergunta algo propondo uma resposta: “Você não foi porque choveu?”.

Porquê –usado como substantivo, pode ser trocado pelas palavras motivo, causa ou razão. “O entrevistador explicou o porquê da oportunidade”. Pode também ser usado no plural: “Havia muitos porquês para eu querer esse estágio”.

Segundo Clarissa Morena Rodrigues, analista de seleção do Nube, é muito importante saber o uso correto da gramática na hora de fazer redações e ditados nos processos seletivos. "Apresentar um ótimo texto significa ter habilidades como escrita, vocabulário e comunicação muito bem desenvolvidas. Isso pode ser um diferencial para o candidato. O hábito da leitura é uma ótima ferramenta para desenvolver essas habilidades", explica.

Agora que você já tem todas as dicas, leia bastante e pratique a escrita. O Nube indica a leitura de jornais, matérias em bons sites e livros para melhorar sua redação.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete