Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agora-e-lei-muda-forma-de-contratar-estagiarios

Agora é lei: muda forma de contratar estagiários 

Notícia | 26/09/2008

As regras valem para os futuros estagiários e na renovação dos atuais contratos

A lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 é um marco regulatório para empresas, estagiários e instituições de ensino do país.

Um dos pontos principais é a inclusão de mais estudantes. Poderão estagiar alunos dos ensinos superior, médio, médio técnico, educação especial e dos anos finais do fundamental (na modalidade profissional da educação de jovens e adultos). Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube, acredita que a nova legislação é um avanço, pois beneficia diretamente os estudantes, valorizando o estágio no país.

Com o novo instrumento legal os estágios devem ter no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, exceção para os alunos da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental que não poderá ultrapassar 4 horas diárias e 20 horas semanais. "Essa modificação forçará milhares de empresas a se adequarem a nova carga horária, mas acreditamos que dará mais tempo aos estudantes para se dedicarem aos estudos", explica Seme Arone Junior, presidente da Abres - Associação Brasilieira de Estágios. Possivelmente haverá diminuição no valor da bolsa recebida, pois muitos estagiários recebem por hora. Uma mudança positiva foi a possibilidade de profissionais liberais de nível superior (com registro em conselhos regionais), como advogados, arquitetos, psicólogos, engenheiros e outros contratarem estagiários.

Com a nova lei os estudantes terão direito a férias remuneradas e vale-transporte obrigatório. "Os benefícios recebidos valorizam o estágio como um ato educativo", afirma Mencaci. Se a empresa oferecer vale-refeição ou assistência médica não caracterizará vínculo empregatício. Também a bolsa-auxílio deverá ser paga em caso de estágio não obrigatório. "Há um ponto importante e nos causa preocupação: todas as instituições de ensino devem prever o estágio no seu projeto pedagógico. Se isso não ocorrer, seus alunos perderão o direito a estagiar", ressalta Mencaci.

Segundo dados da Abres, temos no país 1,1 milhão de estágios, sendo 715 mil do nível superior e 385 mil do nível médio. "As empresas terão um aumento de custo por conta e podem diminuir vagas inicialmente, porém após a consolidação o mercado voltará a oferecer mais oportunidades", explica Mencaci. No entanto, haverá diminuição significativa no ensino médio, onde temos 8,9 milhões de estudantes. Isso por conta da limitação imposta a 20% do total de funcionários da empresa. "Infelizmente é nessa faixa que temos um dos focos da precarização do emprego, mas também o maior volume de abandono de escola por falta de renda, 45% de brasileiros desempregados e o drama da inserção de jovens no mercado de trabalho", avalia Arone.

A nova legislação provoca grandes mudanças na atual lei em vigor, 6494/1977. Um detalhe importante: as novas regras valem para os futuros estagiários. Se você já estagia, somente terá direito aos benefícios quando seu contrato for renovado.

O Nube News dá uma dica: com as alterações de horários os estagiários terão mais tempo para se dedicar às aulas, além de terem mais direitos garantidos, como auxílio-transporte e férias. Invista no seu futuro, faça estágio e agregue valor a sua carreira.

Clique aqui para ler a nova legislação.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete