Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-sabe-medir-sua-competitividade

Você sabe medir sua competitividade? 

Notícia | 18/02/2008

Redação

Por Carmen Alonso*

É muito freqüente pessoas terem sucesso em determinadas fases de sua carreira e se depararem com dificuldades em outras. Ou testarem caminhos durante algum tempo, até conseguirem encontrar atividades com as quais se identifiquem e comecem a se desenvolver profissionalmente. Podemos nos perguntar: por que será que existem pessoas que, independente da idade, encontram ocupações desafiantes e com remuneração adequada, enquanto outras sofrem com as flutuações do mercado? Será que não conseguem se adaptar à competitividade potencializada pela globalização? As oportunidades de trabalho estão realmente escassas? A resposta mais provável é uma combinação de diferentes fatores para cada profissional.

Durante anos, em entrevistas de seleção, perguntei a candidatos que informaram terem sido desligados por corte ou reestruturação da empresa, o que os colegas que ficaram tinham de especial. Cada um destacava pontos diferentes sobre o desempenho dos "bem-sucedidos". Três deles me chamaram bastante a atenção: ter vocação e serem competentes no que faziam, habilidade de relacionamento e firmeza de caráter. Esses aspectos foram muito bem abordados por José Augusto Minarelli, no final da década de 90, no conceito de Empregabilidade. Ele a define como a "capacidade de um profissional estar empregado" e ainda completa com "ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho".

Minarelli apresenta seis pilares da empregabilidade, para que o indivíduo possa conquistar maior segurança. Conheça cada um:

Profissão adequada à vocação - Direcionamento da carreira para atividades coerentes com o que se goste e tenha talento para realizar.
Competências - Preparo técnico, capacidade de liderar pessoas, habilidade política, de marketing, vendas, de comunicação oral e escrita - em pelo menos dois idiomas - e capacidade de utilização dos recursos tecnológicos.
Idoneidade - Ética, conduta, correção e respeito.
Saúde física e mental - Cuidar do equilíbrio, do desgaste exagerado e do corpo. Pessoas saudáveis têm bons relacionamentos e interagem de maneira favorável. Evitar vícios como fumo, álcool e drogas. Manter a auto-estima e a capacidade de realizar projetos.
Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda - Uma reserva feita mês a mês, enquanto se está empregado, é uma garantia que o sustenta em períodos de transição. Outros projetos devem ser conduzidos paralelamente. Um negócio próprio de qualquer dimensão, também pode ser uma fonte alternativa de renda.
Relacionamento - Quem conhece pessoas adquire informações relevantes. É muito importante ter um networking, uma forma de se manter conectado a sua rede de relacionamentos, que podem gerar oportunidades profissionais.

Com base nesses pilares faça uma auto-avaliação para chegar à visão mais concreta possível de seu desempenho. É preciso ter humildade e coragem para ser muito sincero consigo mesmo, pois mascarar a realidade é uma saída confortável, mas não o ajudará a crescer. Um bom caminho é fazer uma análise SWOT*, identificando quais são suas forças e fraquezas. E, conhecendo-as, mapear possíveis ameaças e oportunidades no mercado de trabalho. Trata-se de uma simples, porém excelente ferramenta para identificar aspectos de desenvolvimento e em que cenários sua capacidade produtiva pode ser melhor aproveitada.

Vale destacar que essa atitude não cabe somente em momentos de crise. Ela deve ser contínua, com foco em manter sua ocupação atual, diferenciar-se da maioria, conquistar promoções e também diante de novas oportunidades. Com a globalização, o profissional deve enxergar-se como uma micro-empresa, oferecendo uma relação custo-benefício diferenciada que conquiste e fidelize seu "cliente".

Neste momento cabem mais algumas reflexões: O que é importante para você? Onde quer chegar? O que está disposto a investir? Assim que tiver clareza de quais são seus objetivos de vida, trace um plano de ação com metas claras, recursos necessários, prazos de realização e vá à luta! Mantenha o foco e encare os obstáculos como possibilidades de novas descobertas, afinal trata-se da realização dos seus sonhos!

*A Análise SWOT, desenvolvida por Albert Humphrey, na década de 1960, é uma ferramenta utilizada para análises de cenário, gestão e planejamento estratégico de empresas, podendo, devido à sua simplicidade, ser aplicada a qualquer tipo de projeto.

*Carmen Alonso é psicóloga, pós-graduada em Consultoria Interna de RH pelo Mackenzie, atua há 15 anos na área de Recursos Humanos e é especializada em treinamento comportamental. Atualmente é Coordenadora de Treinamentos Externos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) www.nube.com.br.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe