Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conciliar-estagio-e-estudo-e-ideal

Conciliar estágio e estudo é ideal 

Notícia | 10/02/2008

Juliana Miranda

Depois da conquista da tão sonhada vaga de estágio, o estudante deve ficar atento aos seus horários e tarefas para conciliar o emprego e os estudos, de forma que nem um, nem outro saia prejudicado.

A melhor maneira para que as duas atividades andem juntas sem problemas, segundo a gerente-técnica de Estágio do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Sylvana Rocha, é o aluno avaliar cuidadosamente se a jornada de estágio, que é proposta na descrição da vaga, não irá conflitar com o horário da escola.

Se isto acontecer, a gerente aponta que o melhor é descartar esta oportunidade e procurar outra adequada.

“Se o jovem considerar que é possível conciliar as duas obrigações, ele deve organizar seu tempo, de um jeito que possa ter momentos para estudar e para suas atividades de lazer, sempre respeitando a carga horária estabelecida no Termo de Contrato de Estágio que assinou”.

No caso de provas ou necessidade de dedicação a trabalhos acadêmicos, Sylvana diz que o estagiário deve conversar com seu gestor e explicar a situação, para que seja negociado um horário alternativo de estágio.

Se a solicitação do estudante ao gestor não for atendida, a melhor alternativa será mesmo procurar outro estágio, porque, embora ele seja de enorme valor na construção da carreira e seja uma fonte de rendimento – por meio de bolsa-auxílio – para o jovem, nesta etapa de sua formação acadêmica, a escola deve ser prioridade, até mesmo porque só pode ser estagiário quem é estudante matriculado e que freqüenta regularmente as aulas.

O presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios), Carlos Henrique Mencace, diz que o mais importante, neste momento, é realmente fazer um bom estudo e não o contrário, só para se manter no estágio, mesmo sabendo que a grande maioria dos estagiários usa a remuneração para pagar seus estudos.

Para o diretor-presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Seme Arone Junior, há, ainda, um outro lado. “Percebemos que o estudante que faz estágio ligado à área que cursa entende melhor as matérias e, segundo os coordenadores de estágio, estes alunos são os que têm as melhores notas, mesmo tendo menos tempo para estudar”, destaca.

Além disso, Arone Junior afirma que, depois da prática do estágio, o estudante aprende com a situação, pois troca informações com pessoas que também fazem estágio e, assim, começa a ter uma visão de mercado.

Perfil
Além de verificar a questão dos horários, para que haja conciliação entre o estágio e os estudos, entre as características que o estagiário deve apresentar, a principal, segundo Sylvana, é a organização, que pode ser auxiliada com o uso de uma boa agenda e um correto planejamento de tempo das atividades.Ele deve ter também disciplina, para realizar as tarefas a que se propôs a fazer, maturidade e segurança.

Mencace aponta que também é preciso ter foco, comprometimento com o futuro e responsabilidade com os compromissos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete