O início do ano é o período ideal para quem busca novos desafios profissionais. De acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), estão abertas 220 mil novas oportunidades para alunos do ensino médio, técnico e superior em todo o país.

O número de ofertas varia de acordo com cada região. O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), disponibiliza nesta época 6.750 vagas para diferentes cidades. "Do total de oportunidades disponíveis para o ensino superior, 41,5% são para Administração de Empresas, 14% Comunicação Social, 10,2% Informática e 34,3% são para outros cursos", diz Seme Arone Junior, diretor presidente do Nube.

Para aqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, um bom início pode ser por meio do estágio. "Devido ao grande número de alunos formados no mês de dezembro, as companhias contratam novos estagiários no início do ano, disponibilizando uma grande quantidade de vagas", diz o presidente da Abres, Carlos Henrique Mencaci

"Se o aluno deixar para a última hora será tarde demais. Os candidatos precisam atualizar-se constantemente para aumentar as chances de conquistar um estágio em sua área", alerta ele. Os principais critérios avaliados nos processos seletivos variam. A falta de criatividade, dinamismo e bom humor são os principais motivos que eliminam um candidato.

Os cursos também têm grande peso no currículo. Muitas instituições disponibilizam seminários gratuitos para auxiliar os futuros profissionais. "Disponibilizamos mensalmente treinamentos com temas variados. Os participantes recebem material e certificado personalizado sem nenhum custo. Nosso intuito é investir na carreira desses jovens", diz a coordenadora de treinamentos do Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedep), Carmen Alonso.
 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe