Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Além de servir como uma ótima aliada na distração e fuga da realidade, a leitura é poderosa para o crescimento pessoal e profissional. A lista de benefícios é extensa e se você é um aprendiz, estagiário ou atua no mercado há mais tempo, ela pode ser uma ótima solução na hora de se destacar. Acumular conhecimento, aprender, ensinar, ampliar o repertório cultural e desenvolver as áreas cognitivas do nosso cérebro, melhorando o raciocínio lógico, a memória e a imaginação, são alguns dos exemplos.

A tecnologia proporciona a mudança

Apesar de ter dados alarmantes no Brasil, com um baixo número de leitores ainda, a situação pode mudar graças aos dispositivos digitais. No mundo atual, fazemos tudo da palma da mão sem precisarmos de muitos apetrechos e o fenômeno tem funcionado para salvar o cenário. Um estudo realizado pelo Itaú Cultural e o Datafolha com 2.276 pessoas de todas as regiões geográficas e considerando todas as classes sociais identificou: em 2020, 20% dos indivíduos consumiam este tipo de material no ambiente on-line. Já em 2021, o índice dobrou, subindo para 40%, gerando expectativas de crescimento ainda maiores nos próximos anos.

Usufruindo da melhor maneira

Alfredo Freitas, diretor de educação e tecnologia da Ambra University alerta para esse tipo de formato e dá algumas recomendações para melhorar a sua experiência. “Essas ferramentas precisam ser bem utilizadas. Se você usar o celular, coloque-o no modo “não perturbe” porque você está no momento de aquisição de informação. Faça assinaturas de livros, para ter acesso a um novo por mês, para ser constante e adquirir o hábito e prazer. Procure ter acesso a bibliotecas digitais, vinculadas à universidade para ter contato com inovações e pesquisas. Encontre grupos para as pessoas compartilharem e trocarem informações, você pode usar o WhatsApp e as outras mídias sociais para isso.”

Além disso, há também as vantagens relacionadas ao preço quando tratamos da modalidade virtual. O nosso país ainda tem valores absurdos e elitistas em relação ao assunto, mas graças à Internet, é possível fazer uma distribuição mais justa. A pesquisa Retratos de Leitura no Brasil indica: 88% dos leitores digitais fazem
download gratuito. Isso facilita a democratização e o acesso a todos, sem privar ninguém.

Leitura e ginástica cerebral

Yasmim Paim Forte é consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil e defende a ginástica cerebral. “Eu gosto muito de pensar nela como um exercício, assim como você anda de bicicleta, vai a academia, faz algum tipo de atividade física para manter o seu bem estar, tem uma vida saudável, evitando doenças no futuro e visando a qualidade de vida. A gente pode não saber, mas ela faz isso.”

Andresa de Oliveira, estudante de psicologia e criadora do @lendoemdupla defende a metodologia como impulsionadora. “Sempre foi algo muito importante na minha vida, desde a infância até os dias atuais, me gerou muito conhecimento sobre diversos assuntos, áreas e me causou uma forte reflexão, estimulando, assim, meu pensamento crítico. Além disso, ela ajudou na minha escrita, gramática e na capacidade de entendimento. É essencial para diminuir o meu estresse, ansiedade, me permitindo conhecer mundos novos sem sair do lugar e para facilitar a interpretação das situações na minha rotina.”

A mudança não é repentina

As vantagens são inúmeras em todos os âmbitos. Se você ainda não adquiriu o hábito, tente torná-lo presente em seu dia a dia, começando aos poucos e estipulando metas. Falamos mais sobre isso nas postagens “A importância da leitura para a vida profissional” e “O hábito da leitura como aliado na educação”, além de darmos dicas de como incorporá-la no cotidiano.

Quer mais dicas de como se tornar um especialista e um indivíduo com uma bagagem de conhecimento ainda maior? Assista esta matéria e garanta uma mudança na sua vida! Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo. Assista também este Conexão Ilimitada e outros vídeos da TV Nube! Busque pela sua melhor versão e conosco nessa jornada!

Compartilhe