Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
trabalhar-e-estudar-um-grande-desafio

Trabalhar e estudar: um grande desafio 

Notícia | 20/06/2011

Quem se divide nessas duas tarefas, sabe como é difícil e, muitas vezes, cansativo. Em nosso país, muitos compartilham essa realidade, bem diferente do restante do mundo. Os brasileiros empenhados em cursar uma universidade necessitam bancar seus estudos. Há duas opções: trabalhar ou fazer estágio.  De acordo com dados do último Censo Inep/MEC 2008, foram registradas 5.080.056 inscrições, contra 4.880.381 no ano anterior, um crescimento de 4,1%. Já no ensino médio, os dados são de 2009 e apontam 8.337.160 matrículas, uma queda de 0,3%.

Somente 60% dos jovens concluintes do ensino médio ingressam na faculdade, pois muitos abandonam seus estudos. Ainda com base nessa pesquisa, do total de universitários, 3.179.613 (62,5%) estudam no período noturno, comprovando o fato de muitos estudantes se dedicarem ao mercado de trabalho durante o dia.

Se por um lado é desgastante, por outro é necessário para se conseguir um diploma. Como solução, surge o estágio, sendo a melhor opção para o estudante não deixar de ganhar o seu dinheiro e ainda realizar atividades coerentes ao conteúdo pedagógico, adquirindo mais experiência em sua área de atuação.

Lucas Lima, estagiário de TI, é um grande exemplo dessa “maratona”. Ele mora no Sacomã e cursa Ciências da Computação na Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Acordo todo dia às 7h, embarco no ônibus às 8h15, chego 9h na empresa, onde fico até às 16h”. Lima revela estudar todos os dias antes de suas aulas: “Entro em classe às 18h35 e lá permaneço até 23h”. Como a distância é considerável, o estudante chega em sua residência por volta das 0h30. “Chego, janto e vou dormir, para iniciar uma nova rotina no dia seguinte. Contudo, por estagiar seis horas, consigo conciliar as duas tarefas”, revela.  

Quem estagia possui muitas vantagens porque com o conhecimento prático, o aluno consegue absorver a real aplicabilidade do conteúdo aprendido em sala de aula. Lima é um exemplo de quem utiliza a bolsa-auxílio com a educação. “Uso o dinheiro para adquirir os livros e pagar a mensalidade”, conclui o jovem.

E aí, vai encarar essa rotina? Então, veja a dica do Nube: você pode estagiar desde o primeiro ano da faculdade e a empresa não pode exigir experiência prévia. Estágio é um ato educativo, serve para os estudantes colocarem em prática o conteúdo aprendido em ambiente acadêmico.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete