setor-publico-x-privado

Setor público x privado

Notícia | 03/05/2013

Já pensou na possibilidade de trabalhar no setor público? E no privado? Aprenda as diferenças com o Nube e escolha o caminho certo para sua carreira!

De acordo com Minervino Neto, representante da Dale Carnegie Training no Brasil, tudo começa no processo de seleção. "No setor privado, em geral, o gestor busca alguém com experiência de mercado, com habilidades inerentes à função a ser realizada. Já no funcionalismo público, o desafio é alinhar diferentes perfis de profissionais para um mesmo propósito, pois ele foram escolhidos por meio de um concurso e não por indicação do gerente", explicou.

Uma vez contratado, o desafio é manter a motivação. No setor privado, é mais fácil conseguir remanejar colaboradores a fim de se adequarem a uma atividade, até porque o custo de demití-lo para contratar e treinar outra pessoa, é muito alto. "Por outro lado, na área pública a possibilidade do desligamento está mais distante da realidade. Com isso, é comum acreditar haver menos cobrança neste setor, um grande erro! Existem metas e indicadores a ser atingidos como em qualquer outro lugar.", comparou Neto.

Comentamos sobre o assunto em nosso Facebook. Em poucos minutos, tivemos 22 respostas e os comentários foram bem equilibrados! Para @Bruno Batista, o setor público é mais interessante. "Cerca de 88% dos empregos nessa área pagam mais, além da estabilidade e da carga horária menor", explicou.

Outros estudantes preferiram o privado. "Trabalhar para o governo me parece muito monótono, não há possibilidade de crescimento profissional por meio de suas competências e méritos", opinou @Bruno Lessa. Segundo @Sara Virginia, "outra vantagem é não ficar presa em um único ambiente de trabalho".

@Rafael Gonçalves finaliza a polêmica. "Eu prefiro trabalhar e ser bem remunerado e reconhecido, independentemente onde seja". É isso mesmo, Rafael! O importante é analisar os prós e contras de cada situação e mergulhar de cabeça na opção escolhida, sempre com ética e comprometimento.

Boa sorte em sua carreira e conte sempre conosco para orientá-los!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!