o-poder-da-negociacao-para-sua-carreira

O poder da negociação para sua carreira

Notícia | 09/11/2009

Desde pequenos nós aprendemos a negociar. Quem nunca chorou para conseguir ganhar um brinquedo ou um presente dos pais? Pois é, o tempo passa e esse costume continua presente no cotidiano das pessoas. Com certeza, você já negociou: com o olhar para conquistar uma pessoa, o prazo para entregar uma atividade e, até mesmo, as próximas férias de fim de ano com a família ou amigos, não é mesmo? Agora, como utilizar essa ferramenta para conseguir uma vaga de estágio ou manter-se no mercado de trabalho? Confira as informações levantadas pelo Nube News sobre esse tema.

Negociar não é apenas comprar e vender, mas sim buscar um acordo. Em uma argumentação o correto é estabelecer objetivos, traçar metas e alinhar estratégias para aproximar-se do alvo desejado. Ou seja, esse processo é realizado corretamente quando ambas as partes saem ganhando e as soluções dos conflitos são satisfatórias para os envolvidos, esse é o chamado “ganha-ganha”.

De acordo com o executivo de contas do Nube, Ramon Ventura, cada negociação é única, independente da área de atuação e do perfil da pessoa que está do outro lado. “O foco da abordagem se renova a cada contato, independente se for o mesmo cliente ou não. Sempre trabalhamos com argumentos para satisfazer as necessidades de cada gestor”, afirma Ventura. “A sondagem de informações é a parte mais importante de uma negociação, sem ela você fica perdido durante a conversa”, finaliza.

A habilidade de negociar é analisada até mesmo em processos seletivos. Segundo a gerente de recrutamento e seleção do Nube, Evelyn Lemos, o selecionador consegue avaliar se o jovem sabe ou não argumentar de acordo com as respostas dadas durante o processo de seleção. “Um jovem com a habilidade de ouvir, é flexível e aceita mudanças, demonstra facilidade de aceitar novas opiniões e, sendo assim, está aberto a negociar”, diz Lemos. “É perceptível quando o candidato atua de forma empática e tenta conciliar os interesses divergentes”, ressalta.

Alguns estudantes não têm o perfil negociador, no entanto, têm uma grande facilidade de desenvolver essa capacidade. Como está o seu nível de argumentação? Negociar faz parte do dia-a-dia pessoal e empresarial, além de ser uma ferramenta imprescindível para ganhar bons resultados. Utilize bem esse seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.