enfermagem-de-olho-na-saude

Enfermagem: de olho na saúde

Notícia | 14/12/2015

Se você se interessa pela área da saúde, gosta de cuidar do próximo, visando seu bem-estar e rápida recuperação, aqui temos algumas dicas sobre uma profissão ideal para esse perfil. Leia esta matéria e veja tudo sobre Enfermagem!

O curso tem duração de quatro anos e conta com matérias voltadas às Ciências Biológicas, além de administração, psicologia e sociologia. De acordo com dados do Inep/ MEC, ingressam 529.092 alunos por ano na graduação, mas apenas 75.306 concluem de fato a formação.

Emerson Mafia, hoje professor na Fasap – Faculdade Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, se formou em 2006 e conta ter escolhido a área por influências familiares. “Inicialmente, optei por outra carreira também na área da saúde, contudo, sentia falta do contato direto com o paciente. Como minha prima já era enfermeira, ouvia suas histórias e não demorei muito para me apaixonar pelo ramo e mudar de profissão”, comenta.

Segundo ele, o mercado de trabalho é abrangente e pode-se atuar com assistência, gerência, docência, consultorias ou ser autônomo. A remuneração varia de acordo com o piso salarial de cada estado, mas existem concursos federais pagando em média R$ 5.500,00. A rede privada temremuneração média de R$ 3.000,00. Com relação ao estágio, ele é obrigatório para a formação do curso. Segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2015, realizada pelo Nube, paga em torno de R$ 710,70.

Dentre os principais desafios da profissão estão:

- Melhorar a postura profissional e ética
- Resgatar o cuidar como essência, envolvendo familiares e orientando o autocuidado;
- Carga horaria exaustiva;
- Falha na comunicação envolvendo equipe e cliente.

Para quem deseja ingressar na área, Mafia ressalta as seguintes características necessárias:

- Ter senso crítico;
- Ser observador;
- Atencioso;
- Saber resolver problemas;
- Postura ética;
- Espírito de liderança;
- Trabalho em equipe.

E aí, ficou interessado no ramo? Lembre-se sempre de estar disposto a aprender e busque cursos complementares. Com isso, certamente, o sucesso chegará.

Boa sorte!

Vantagens de ter cursos no seu CV

Com que profissão eu vou?

Uma profissão do futuro

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!