Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Após a promulgação da Lei do Estagiário (Federal 11.788/08), os estagiários estão mais valorizados. Tanto que atualmente os universitários que participam de programas de estágio podem receber até R$ 1.167,31, de acordo com levantamento recente feito pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) com mais de 22 mil participantes.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), uma das portas de entrada para o estágio, tem 1,5 milhão de inscritos. A grande procura mostra que os interessados querem fazer a diferença. E em Presidente Prudente, a atuação de universitários prova que é possível transformar a realidade local.

A Enfermagem é um dos cursos da Unoeste com mais tempo de estágio obrigatório: são 20% da carga total. No 2º ano os alunos ficam ao lado dos professores para ganhar habilidades e, no 4º, continuam com respaldo, mas ganham mais autonomia. Junto a um enfermeiro, atuam no Hospital Regional e na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. “Esse estágio mudou o mercado há um ano e meio como nunca havia acontecido na cidade”, atesta a assistente de coordenação na Unoeste, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves.

A formanda Fabiana Francelino, 30, mexeu com problemas reais durante o estágio e nota a importância disso. “Estou mais preparada para ingressar no mercado, pois me sinto segura para andar com minhas próprias pernas”. Esse comprometimento é uma das chaves do sucesso. Outro ponto, como desvenda Emerson Silas Dória, coordenador de cursos da Faculdade de Informática de Prudente (Fipp), é se “informar muito bem a respeito da real contribuição que as atividades a serem realizadas podem ter”.

Estágio feito emprego garantido – Está no dicionário: estágio é aprendizado, exercício e prática. Então, estagiar possibilita vivência e contato com profissionais. Assim como Fabiana, Ítalo Eduardo Antunes, 28, estuda na Unoeste e estagia há três meses no SBT Interior. Ele está no 8º termo de Jornalismo e conseguiu esta oportunidade devido à experiência adquirida durante um ano que atuou na TV Facopp Online, emissora universitária virtual.

Por meio da webTV ele exerceu diversas funções do telejornalismo como reportagem cinematográfica, direção e apresentação de programas, que forneceram uma bagagem relevante. “Acredito que todo o aprendizado adquirido na Facopp contribuiu para a conquista do estágio nesta emissora. Aqui atuo na área de produção e também na checagem de ocorrências policiais”, determina.

Na Unoeste só são indicados estágios supervisionados. “Ao estagiar em uma empresa que não tem profissional para supervisionar a atuação, o estagiário trabalhará como profissional e ele ainda não está capacitado para isso. O estágio é para aprendizado”, discursa a coordenadora de Jornalismo da Unoeste, Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo.

Carolina expõe que as disciplinas dos cursos são essenciais, mas o cotidiano profissional é único. “O universitário passa a estar mais exposto, fica conhecido no mercado. Fora que trabalha em equipe, o que é fundamental, pois futuramente vai estar em contato com perfis completamente diferentes e precisará conviver com as diferenças e compreender que cada um tem seu potencial”.

Compartilhe