Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
geracao-z-novos-olhares-corporativos

Geração Z: novos olhares corporativos 

Notícia | 05/04/2024

Ana Clara Lima

A Geração Z está emergindo como uma força transformadora, desafiando e moldando as práticas tradicionais em um cenário corporativo de constante transformação. Com suas características distintas e valores únicos, os integrantes desse grupo trazem uma nova perspectiva para o ambiente de trabalho, impulsionando mudanças significativas nas estratégias e culturas organizacionais. Sendo assim, entenda como estagiários e jovens aprendizes podem renovar os olhares corporativos. 

Como engajar os mais jovens?

Tendo em vista a interconectividade do meio laboral, os estabelecimentos estão sendo desafiados a repensarem suas estratégias para atrair, reter e engajar os talentos em ascensão. Isso pode incluir a implementação de programas de desenvolvimento personalizados, o uso de recursos techs avançados para facilitar a colaboração e a comunicação, além do estabelecimento de uma cultura empresarial inclusiva e voltada para o propósito.

Diferentemente de seus predecessores, eles cresceram em um mundo digital, onde a tecnologia está intrinsecamente integrada em suas vidas desde tenra idade. “Enquanto os millenials acreditam em como a vida deles é o trabalho e, ao mesmo tempo, frustrados porque acreditaram na educação como garantiria estabilidade, os jovens da geração Z são mais desapegados, independentes e céticos, colocando um propósito acima de uma carreira”, comenta Ellen Murray, especialista em RH da Refuturiza.

Vantagens de contar com a inovação no time

O estudo Panorama de Sentimento das Lideranças, conduzido pela escola de educação corporativa Sputnik, entrevistou mais de 200 líderes de empresas no Brasil. Os resultados revelaram como 79% desses gestores enfrentam desafios na administração de equipes compostas por diversas gerações. Pensando nisso, elencamos sete vantagens de contar com mentes inovadoras no time. Confira!

Conte com nativos digitais: sua imersão nesse mundo tecnológico os leva a absorver os mais variados conhecimentos principalmente por meio da Internet. Essa afinidade tech manifesta-se em métodos de aprendizado revolucionários, como tutoriais on-line e abordagens práticas, das quais possibilitam um desenvolvimento contínuo.

Desfrute de comunicação e feedbacks construtivos: a utilização de plataformas de interação instantânea é comum entre a juventude. Por isso, promover uma filosofia de diálogo aberto e fornecer avaliação constante são práticas fundamentais para cultivar um ambiente saudável e favorecer a aprendizagem ininterrupta. Inclusive, tais iniciativas contribuem positivamente para a saúde mental do coletivo.

Potencialize a autoconfiança: essa galera destaca-se por sua determinação inabalável, evidenciada pela sua postura destemida em situações de competição. Confiante na qualidade do seu trabalho e na habilidade de alcançar resultados significativos, não se deixa intimidar facilmente.

Fortaleça a D&I corporativa: criados em um contexto cada vez mais diversificado e globalizado, valorizam escritórios pautados pelo respeito, a aceitação e a igualdade. A promoção da inclusão nesses espaços estimula a pluralidade de perspectivas, impulsionando a criação de soluções eficazes, enquanto cultiva valores organizacionais mais positivos e colaborativos.

Detenha propósitos e engajamento coletivo: o grupo é reconhecido por sua ansiedade, mas também diferenciam-se por sua intensa participação em causas sociais. Essa dualidade tem impacto direto na maneira como encaram a labuta, priorizando propósito e significado em suas atividades cotidianas. “O engajamento passa muito por autoria, se o jovem se percebe, além de reconhecido, importante no projeto, e com sua voz ouvida, ele tende a se empenhar. Caso o contrário, ele perde o interesse, então ele precisa ser valorizado e se sentir autor daquele projeto de alguma forma”, aponta Victor Martinez, professor de psicologia social e supervisor de estágios do curso de Administração da ESPM.

Encontre flexibilidade nas dinâmicas: cada vez mais, as pessoas estão em busca de um cargo no qual facilite o equilíbrio entre vida profissional e individual. Essa procura por autonomia reflete-se na definição e gestão de metas, visando evitar a monotonia e estimular um alto desempenho.

Disponha de soft skills: ciente da relevância das habilidades interpessoais, as empresas podem direcionar investimentos para o aprimoramento de competências individuais. Essa conduta promove quesitos relevantes como empatia, colaboração e inteligência emocional.

Em suma, a Geração Z está moldando uma nova era nos negócios, trazendo consigo uma mentalidade diferenciada, valores renovadores e uma abordagem única para o trabalho. Portanto, as corporações dispostas a abraçar essas características estão posicionadas para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete