Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
educacao-corporativa-e-a-tendencia-do-momento

Educação corporativa é a tendência do momento 

Notícia | 26/03/2024

Carolina Amaral

Organizações com o propósito de prosperar tendem a focar nos principais tópicos de destaque anteriormente e em alta. Compreender e antecipar as tendências da educação corporativa entra nesse viés, garantindo um futuro próspero. Para 2024 há, então, uma necessidade de aprimorar os colaboradores para desempenharem as atividades de forma eficiente para o sucesso do empreendimento. Conheça melhor essa abordagem e seu impacto em um negócio!

 

A educação corporativa amplia a formação profissional

Em 2023, a escassez de talentos foi um problema significativo encontrado pelas companhias. Segundo uma pesquisa da Gartner, 89% dos líderes de recursos humanos consideram os planos de ofício em suas organizações pouco claros ou minimamente atrativos. Isso evidencia a falta de uma gestão humanizada. “É crucial investir no desenvolvimento contínuo dos profissionais, proporcionando flexibilidade no tempo e local de trabalho, e introduzindo benefícios inovadores. Carreiras adaptativas, baseadas em ciclos curtos e interações frequentes, também se mostram fundamentais”, afirma  Rodrigo Godoy, diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech.  

Com o objetivo de suprir as dificuldades relacionadas ao ensino nas universidades, as instituições investem em uma conduta prática por meio de workshops e cursos. “A Like Marketing só conseguiu se desenvolver quando criou treinamentos para uso interno com o intuito de capacitar os novos funcionários”, afirma a proprietária e especialista em mídias sociais, Rejane Toigo. Essa atitude, além de propiciar subalternos qualificados, também qualifica o campo onde atua. “Hoje, toda a empresa precisa ensinar o mercado. Quando se faz isso, eleva-se o nível de excelência, da concorrência e tudo ao redor, inclusive de quem consome os produtos”, afirma.

 

O aprendizado em uma época tecnologicamente avançada

Tendo em vista a realidade atual de contínuas transformações, um gestor preparado é crucial. "É importante estarmos atentos às mudanças ocorrendo e aprimorando o cenário. Isso inclui desafios como escassez de liderança, além da constante evolução no uso da Inteligência Artificial e plataformas", explica Godoy. Conforme a Gartner, 28% das posições de poder de nível médio não recebem o aprimoramento adequado, enquanto 24% dos de RH consideram haver falta de preparação para os diretores futuros. Logo, é essencial uma disposição vinda do empreendimento para percorrer um caminho humanizado, com a priorização da saúde mental, autenticidade, transparência e protagonismo na experiência do colaborador.

Conforme a Amcham (American Chamber of Commerce), 56% das entidades preveem uma elevação de 20% no uso da IA em seus processos em 2024. Ademais, cerca de 62% delas estão em fase de aperfeiçoamento para trazer inovação nesse quesito. “Atualmente, mais da metade das firmas já incorporam essa ferramenta para automatizar tarefas, reduzir custos e facilitar a tomada de decisões. A preparação das equipes para operar soluções vai além das competências técnicas, exigindo também habilidades comportamentais e uma mudança de mindset”, enfatiza o especialista.

 

Tecnologia e humanização

Para os próximos meses a seguir, a expectativa é de um aprendizado na conduta caracterizado por um sistema híbrido entre as máquinas e os humanos, colocando em xeque o equilíbrio dos dois mundos. Nesse sentido, as soft skills voltam a ser inseridas como um destaque na rotina organizacional, trazendo à tona a importância de habilidades comportamentais tanto quanto as técnicas. 

A vertente de pensamento engloba, então, o fato de capacidades como inteligência emocional, trabalho em equipe, flexibilidade, versatilidade, resolução de impasses e comunicação eficaz fazerem toda a diferença nesse novo universo tech. “As marcas enfrentam um momento de adaptações e transformações quando se trata de educação corporativa. Está se moldando cada vez mais em meio aos recursos modernos, mas concomitantemente às pessoas e suas competências”, finaliza o executivo..

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete