Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
inovacao-caminho-para-retencao-de-talentos

Inovação: caminho para retenção de talentos! 

Notícia | 15/03/2024

Ana Clara Lima

No campo de batalha pela atração e retenção de talentos, surge uma verdade incontestável: a inovação é a receita secreta para criar um ambiente onde todos não apenas sobrevivem, mas florescem. Dessa forma, a contratação de estagiários e jovens aprendizes emerge como um caminho estratégico para treinar e desenvolver os futuros colaboradores conforme a cultura organizacional de cada lugar. Sendo assim, fique por dentro das vantagens de fidelizar o público interno!

A inovação é um talento!

Na era da tecnologia, é preciso encontrar a chave para o crescimento sustentável e a adaptação às rápidas mudanças do mercado. Nesse contexto, marcas das quais priorizam a inovação não apenas se destacam da concorrência, mas também conseguem antecipar e atender às necessidades em constante evolução dos clientes. Tudo isso garantindo uma vantagem estratégica na qual vai além do presente, preparando o terreno para o futuro.

Portanto, a capacidade de prever tendências é fundamental para as organizações desenvolverem novos produtos, otimizar processos internos e explorarem chances de expansão. “Sejamos sinceros, com o cenário da economia atual e um mercado muito disputado, cada vez torna-se mais difícil conseguir se consolidar e manter no topo, por isso, é preciso estar preparado para entregar o novo, mas com a qualidade de sempre”, comenta Pedro Signorelli, especialista em gestão. 

Nesse sentido, mentes inovadoras são essenciais para a resolução eficaz de desafios complexos. Em um ambiente empresarial dinâmico, enfrentar problemas de maneira convencional muitas vezes não é suficiente. “Não desista da ideia logo na primeira dificuldade, procure entender o erro e consertar. Se mesmo assim não der certo, é hora de buscar novos horizontes, mas sempre com a mentalidade de como a inovação é o caminho e não um obstáculo”, acrescenta Signorelli.

Dicas para fidelizar o público interno

Segundo uma pesquisa conduzida pela Robert Half, baseada nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil apresenta a mais alta taxa de rotatividade de funcionários global, atingindo 56% de turnover. Fica nítido, portanto, a indispensabilidade de adotar estratégias para fidelizar o público interno do negócio, independentemente do setor de atuação. Para alcançar tal objetivo, elencamos cinco dicas. Veja!

A cultura organizacional é a peça-chave: esse diferencial é notável quando conta-se com alicerces ao definir os valores, crenças e comportamentos característicos de um estabelecimento. Ao fomentar uma dinâmica positiva e inclusiva, as organizações têm a capacidade de aproximar colaboradores dos quais compartilham os mesmos princípios. Nesse sentido, o alinhamento cultural deve iniciar-se já no processo de recrutamento, destacando a importância de compreender as aspirações do candidato como um fator decisivo.

A evolução constante é um diferencial: como nunca, as oportunidades de progresso profissional dentro da entidade são extremamente relevantes, pois os trabalhadores têm propensão a manter um elevado nível de engajamento e lealdade. Nesse contexto, programas de treinamento, mentoria e iniciativas de aprendizado contínuo desempenham um papel fundamental na promoção de uma experiência laboral estimulante. “Para avaliar o sucesso dessas estratégias, é crucial monitorar indicadores como a redução da rotatividade, o aprimoramento do clima organizacional, o retorno de colaboradores à empresa e a referência de amigos para novas vagas”, aponta Fernanda Cardoso, diretora de Talentos da All Set.

A humanização da gestão é essencial: essa postura constitui uma jornada gratificante ao quadro, seja por meio da fomentação do feedback construtivo, reconhecimento do rendimento ou atenção às necessidades individuais. Os gestores desempenham um papel crucial na interação entre a corporação e seus integrantes, e uma liderança preocupada com o bem-estar coletivo torna-se indispensável.

A competitividade dos benefícios é positiva: a recompensa pela e dedicação dos funcionários não se restringe apenas aos salários recebidos, mas estende-se para abranger pacotes de benefícios abrangentes. Essas vantagens são estruturadas de forma a atender às demandas essenciais, incluindo cuidados com a saúde, fomento no equilíbrio entre vida pessoal e corporativa, e possibilidade de crescimento financeiro ao longo do tempo. “Esses indicadores refletem o impacto positivo das ações de retenção de talentos”, complementa Fernanda. 

A satisfação coletiva é primordial: hoje, o compromentimento com a trajetória na qual engloba todos os ciclos de vida dentro da empregadora, desde a atração até a saída, revela-se primordial. Desse modo, a firma acompanha minuciosamente cada fase, mantendo uma perspectiva centrada na pessoa e respeitando suas singularidades e necessidades. Assim, iniciativas de reconhecimento e celebração fortalecem um local onde valoriza e promove um sentimento de pertencimento.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete