Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tecnologia-em-alimentos-conheca-a-ciencia

Tecnologia em alimentos: Conheça a ciência! 

Notícia | 20/01/2014

Você gosta de observar os processos de produção agrícola? Isso envolve a pós-colheita, pós-ordenha, abate e passa pelo abastecimento, transporte e conservação, finalizando na comercialização, seja no atacado ou no varejo. Saiba com o Nube as funções desse profissional!

O controle de qualidade dos mantimentos é feito por esse tecnólogo, empregando método e tecnologias na industrialização do leite e seus derivados, por exemplo, do manteiga, queijos, iogurtes, sorvetes e leite em pó. Pode ainda desenvolver embalagens para aumentar a vida útil dos produtos colhidos e realizar análises químicas e biológicas em comidas naturais e industrializadas.

Esse especialista também é responsável pela nossa saúde! Ele fica de olho e fiscaliza o cumprimento das normas sanitárias exigidas pelos órgãos de saúde pública. Pode trabalhar em indústrias, centrais de abastecimento e distribuição, supermercados, padarias, laboratórios e empresas de consultoria.

Já quem optar pelo tecnólogo possuirá funções mais restritas, como trabalhar em frigoríficos, lacticínios e no controle de qualidade, gerenciando a produção de carnes, vegetais e derivados.
Fizemos uma relação de coisas legais para atuar, com foco nessa área. Veja:

- Conservação: Criar embalagens e desenvolver métodos de processamento para dar mais vida útil aos alimentos;

- Consultoria: Prestar auxílio em nutrição, desde a capacitação profissional, qualificação de fornecedores, análise de processos, auditorias, marketing e adequação às normas e legislação vigentes no mercado;

- Controle de qualidade: Desenvolver métodos de controle de qualidade alimentar por meio de aspectos higiênico-sanitários, físico-químicos e nutricionais, desde a matéria-prima até o produto final.

- Desenvolvimento de produto: Criar e melhorar as mercadorias existentes, de acordo com a demanda, necessidades e exigências dos consumidores.

- Educação: Acompanhar programas de educação para o consumo de alimentos, em empresas, órgãos públicos, associações ou ONGs.

- Pesquisa: Desenvolver novos produtos, de origem vegetal ou animal.

- Produção: Controlar o processo de fabricação de alimentos, definindo matéria-prima e equipamentos a serem usados, visando ao produto final esperado.

“O bacharel também é requisitado para trabalhar com assuntos regulatórios, garantindo a exatidão das informações do rótulo”, afirma a Gilma Lucazechi Sturion, coordenadora de Ciência dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, da USP, em Piracicaba.

O salário inicial é de R$ 2.503,95, por 8h diárias, de acordo com a Associação dos Profissionais de Ciências dos Alimentos e a duração é de quatro anos. O estágio é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso. Já o tecnológico é de três aos e meio.

E aí, gostou da sugestão? O Nube semanalmente indica profissões para seu futuro profissional. Estamos à disposição, caso ainda possua dúvidas. Qual tema gostaria de ver em nossas matérias?

Dê sua sugestão! Contamos com sua participação.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete